A INFLUÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE ENSINO E DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFLA
Resumo
A presente pesquisa aborda a formação docente na pós-graduação, na qual a mesma está relacionada com a construção acadêmica que foi vivenciada pelos discentes em suas trajetórias, as alternativas de ensino que estão sendo utilizadas como estratégias com o intuito de auxiliar os professores e o modo de ensinar, além do estágio docência, que pode ser analisado como a primeira experiência à prática profissional. Com a utilização da análise quantitativa, buscou-se identificar em um primeiro momento se há influência das disciplinas de ensino e didática no estágio docente e analisar qual o nível de correlação entre elas, caso seja possível. Esse estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desse modo, os questionários foram disponibilizados em meio online para os discentes do Programa de Pós-Graduação em Administração, que cursam mestrado e doutorado na Universidade Federal de Lavras, na qual foram obtidos o total de 32 questionários respondidos. Inicialmente, foi obtida através do software a tabela de frequência, em um segundo momento, o crosstabs e, tendo em vista o objetivo geral de pesquisa, para a análise de correlação utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, que mede o grau de associação das variáveis, com o auxílio do software SPSS. Os apontamentos feitos a partir dos resultados indicam que o estágio docência e as disciplinas cursadas voltadas para a formação docente são essenciais enquanto preparação dos alunos.Referências
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