PERFIL EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Marcelo Roger Meneghatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivano Ribeiro Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Guilherme Rafael Cancelier Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jenipher Morgana da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Paulo Sergio dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar o perfil empreendedor de alunos de diferentes séries do curso de administração. Para tanto, um questionário foi aplicado a 122 alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel, Paraná – Brasil, no ano de 2014. O instrumento conteve 30 questões destinadas a identificação de cinco diferentes dimensões: comprometimento e determinação; obsessão por oportunidades; tolerância ao risco, ambiguidades e incertezas; criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação; e motivação e superação. Os dados foram analisados de forma quantitativa por meio da análise de correlações (Pearson) e das funções de distribuição (Kruskal-Wallis). Os resultados indicam que o perfil empreendedor dos alunos analisados é o mesmo, independente da série em que ele está matriculado, confirmando resultados anteriores que apontam que questões culturais, valores e outras capacidades podem influenciar no perfil empreendedor.

Biografia do Autor

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professor do curso de Administração da UNIOESTE.

Ivano Ribeiro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Guilherme Rafael Cancelier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Jenipher Morgana da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Paulo Sergio dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Aluno do curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Referências

AIDAR, M. M. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

BRITTO, F.; WEVER, L. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

CARVALHO, P. M. R. Modelo explicativo sobre a intenção empreendedora. Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 1, p. 43-65, 2006.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2007.

COSTA, F. J. Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 2, n. 4, p. 116-129, 2008.

DEGEN, R. J. O Empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill., 1989.

DOLABELA, F. O segredo de Luíza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro, Campus, 2003

DORNELAS, J. C. A. Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21. São Paulo: Elsevier, 2010.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, 2005.

FERREIRA, J. M.; GIMENEZ, F. A. P.; RAMOS, S. C. Potencial empreendedor e liderança criativa: Um estudo com varejistas de materiais de construção da cidade de Curitiba/Pr. In: ENANPAD: 2005. Anais... Brasília/DF.

FEUERSCHÜTTE, S. G.; GODOI, C. K. Competências empreendedoras: Um estudo historiográfico no setor hoteleiro. In: ENANPAD: 2007. Anais... Rio de Janeiro/RJ.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários - gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração da USP, v. 34, n. 2, 1999.

FROES, C.; MELO-NETO, F. P. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.

LEZANA, A. G. R.; TONELLI, A. O comportamento do empreendedor. In.: MORI, F. Empreender: identificando, avaliando e planejando um novo negócio. UFSC, ENE, 1998.

LOPES-JR, G. S.; SOUZA, E. C. L. Atitude empreendedora em proprietários-gerentes de pequenas empresas. Construção de um instrumento de medida. Revista Eletrônica de Administração, v. 48, n. 11, p. 1-21, 2005.

MARÔCO, J. Análise estatística com a utilização do SPSS. Lisboa: Pero Pinheiro, 2011.

PEREIRA, H. J. Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: Ed. SEBRAE, 1995.

PETERMAN, N. E.; KENNEDY, J. Enterprise education: influencing students' perceptions of entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 28, n. 2, p. 129-144, 2003.

SCHMIDT, M. C.; BOHNENBERGER, S. Perfil Empreendedor e Desempenho Organizacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 3, p. 450-467, 2009.

SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

Downloads

Publicado

2016-02-03

Como Citar

Meneghatti, M. R., Ribeiro, I., Cancelier, G. R., Silva, J. M. da, & Santos, P. S. dos. (2016). PERFIL EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Eletrônica Científica Do CRA-PR - RECC, 2(2), 48–59. Recuperado de https://revista.crapr.org.br/index.php/recc/article/view/22