INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR LANEIRO: UM ESTUDO MULTICASO

Autores

  • Mygre Lopes da Silva Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Santana do Livramento (RS).
  • Paulo Cesar Fagundes da Silva Filho Graduado em Administração pela Unipampa.
  • Paulo Vanderlei Cassanego Junior Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Santana do Livramento (RS).
  • Gabriela Cappellari Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Santana do Livramento (RS).

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) exportadoras de lã de Santana do Livramento (RS). Especificamente, busca-se delinear o perfil das empresas exportadoras de lã do município, identificar os atores que cooperam para a internacionalização destas organizações e verificar as principais vantagens e desvantagens em atuar no exterior. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativo, a partir de um estudo multicasos. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observação não-participante. De forma geral, os resultados mostram que as PMEs do setor laneiro se internacionalizam através da exportação direta. As organizações possuem, em média, 19 anos de mercado e são de pequeno e médio porte. Quanto aos parceiros neste processo, destacam-se as empresas uruguaias e os pequenos e médios produtores rurais. Em relação às vantagens, a internacionalização é crucial para a sua a sobrevivência, tendo em vista que as empresas exportam por necessidade, uma vez que o mercado interno não oferece demanda suficiente para a sua manutenção. Além disso, as empresas não enfrentam burocracia excessiva, pois o processo de exportação é ágil. Contudo, o produto exportado é de baixo valor agregado devido ao elevado Custo Brasil, o qual dificulta o processamento da lã no mercado interno.

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Publicado

2021-05-06