FATORES DISCRIMINANTES DE MORTALIDADE E SOBREVIVÊNCIA DE MPE’S DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ

Autores

  • Kellerman Augusto Lemes Godarth
  • Edison Luiz Leismann

Resumo

As Micro e Empresas de Pequeno Porte (MPE) são reconhecidamente peças importantes para o Desenvolvimento Regional. Tem papel importante na geração de emprego e renda, contribuindo fortemente para o tal desenvolvimento. Não é exclusividade do município de Francisco Beltrão/PR, lócus desta pesquisa, pois este fato acontece em qualquer região do país. Este estudo tem como tema a Mortalidade de Empresas, relacionado como efeito de competitividade, perfil de liderança, ferramentas utilizadas para a tomada de decisão e formação do gestor, conforme Godarth et al (2015), e sua consequência para o desenvolvimento regional. Pode ser classificada, quanto ao método de abordagem, pelo método hipotético-dedutivo. O método de procedimento foi o estatístico, relacionado à abordagem de pesquisa quantitativa. Já nos procedimentos técnicos foram utilizadas a Estatística Descritiva, através da verificação da frequência e do cruzamento de dados (CrossTabs), que geraram inferências para o uso da Regressão Logística Binária. Foram pesquisadas uma amostra de 315 empresas de Francisco Beltrão, sendo 266 ativas e 49 descontinuadas. Ficaram comprovados que 7 variáveis foram identificadas e caracterizam um conjunto de fatores discriminantes. Comparadas às atuais políticas públicas do município, nenhuma delas é foco de operacionalização, tornando-se possibilidade de atuação do município para o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Kellerman Augusto Lemes Godarth

Doutorando em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS

Edison Luiz Leismann

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente do PPA/MPA da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Downloads

Publicado

2016-02-03

Como Citar

Godarth, K. A. L., & Leismann, E. L. (2016). FATORES DISCRIMINANTES DE MORTALIDADE E SOBREVIVÊNCIA DE MPE’S DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ. Revista Eletrônica Científica Do CRA-PR - RECC, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revista.crapr.org.br/index.php/recc/article/view/35