TESTES EXPLORATÓRIOS EM SOFTWARE
Resumo
Este artigo possui o objetivo de trazer o desenvolvimento de um conceito dentro da engenharia da computação, metodologia aplicada na empresa Procel Software, que apesar de muito praticado, ainda é conhecido por poucos. A metodologia possibilita a aplicação de teste de software de forma exploratória. O conceito vem oferecer um estilo de teste que enfatiza a liberdade individual. Conclui-se que a responsabilidade do testador de forma isolada na otimização continua concomitantemente na qualidade de seus trabalhos, sendo um fenômeno que se estuda.Referências
BACH, James. (2009) Exploratory Testing Explained. Disponível em: http:// http://www.satisfice.com/articles/et-article.pdf . Acessado em: Outubro/2012.
CAETANO, Cristiano. Testes Exploratórios de A a Z. Artigo publicado: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1102/testes-exploratorios-de-a-a-z.aspx. Acesso em Novembro de 2012.
COPELAND, Lee. (2004) A practitioner's guide to software test design. Norwood, EUA: Artech House.
PETROSKI, Bruno Martins. (2009) Geração automática de casos de teste automatizados no contexto de uma suíte de testes em telefones celulares, http://www.labsoft.ufsc.br/publications/monografia_petroski.pdf, Dezembro.
SOMMERVILLE, Ian.(2005) “Engenharia de Software”. São Paulo: Pearson, Addison.
STEWART, Thomas . (1998), Capital intelectual, Rio de janeiro: Editora Campus.
SWEBOK. IEEE Computer Society - Version 3. 2012.
TINKHAM, Andy; KANER, Cem .Exploring Exploratory Testing. Disponível e: http://www.testingeducation.org/a/explore.pdf . Acessado em: Outubro de 2012.
TINKHAM, Andy; KANER, Cem. (2009) Learning Styles and Exploratory Testing, www.testingeducation.org/a/lset.pdf, Novembro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://www.cra-pr.org.br/revista
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.