TESTES EXPLORATÓRIOS EM SOFTWARE

Autores

  • Jean Carlos de Abreu Estácio de Sá de Santa Catarina
  • Flávio Augusto Martino Universidade de Brasília – UnB
  • Marcos Alexandre Schiavoni

Resumo

Este artigo possui o objetivo de trazer o desenvolvimento de um conceito dentro da engenharia da computação, metodologia aplicada na empresa Procel Software, que apesar de muito praticado, ainda é conhecido por poucos. A metodologia possibilita a aplicação de teste de software de forma exploratória. O conceito vem oferecer um estilo de teste que enfatiza a liberdade individual. Conclui-se que a responsabilidade do testador de forma isolada na otimização continua concomitantemente na qualidade de seus trabalhos, sendo um fenômeno que se estuda.

Biografia do Autor

Jean Carlos de Abreu, Estácio de Sá de Santa Catarina

Professor da Faculdade Estácio de Sá SC Especialização em Segurança em Redes de Computadores- Estácio de SáEspecialização em MBA em Gestão de Projetos - Universidade da Califórnia - USAMestrando em Administração - UNIVALI

Flávio Augusto Martino, Universidade de Brasília – UnB

Mestre em Administração - UNBGraduação em Administração - UFSC

Marcos Alexandre Schiavoni

Mestre Administração - UDESC/ESAGGraduação em Adminstração

Referências

BACH, James. (2009) Exploratory Testing Explained. Disponível em: http:// http://www.satisfice.com/articles/et-article.pdf . Acessado em: Outubro/2012.

CAETANO, Cristiano. Testes Exploratórios de A a Z. Artigo publicado: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1102/testes-exploratorios-de-a-a-z.aspx. Acesso em Novembro de 2012.

COPELAND, Lee. (2004) A practitioner's guide to software test design. Norwood, EUA: Artech House.

PETROSKI, Bruno Martins. (2009) Geração automática de casos de teste automatizados no contexto de uma suíte de testes em telefones celulares, http://www.labsoft.ufsc.br/publications/monografia_petroski.pdf, Dezembro.

SOMMERVILLE, Ian.(2005) “Engenharia de Software”. São Paulo: Pearson, Addison.

STEWART, Thomas . (1998), Capital intelectual, Rio de janeiro: Editora Campus.

SWEBOK. IEEE Computer Society - Version 3. 2012.

TINKHAM, Andy; KANER, Cem .Exploring Exploratory Testing. Disponível e: http://www.testingeducation.org/a/explore.pdf . Acessado em: Outubro de 2012.

TINKHAM, Andy; KANER, Cem. (2009) Learning Styles and Exploratory Testing, www.testingeducation.org/a/lset.pdf, Novembro.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Abreu, J. C. de, Martino, F. A., & Schiavoni, M. A. (2016). TESTES EXPLORATÓRIOS EM SOFTWARE. Revista Eletrônica Científica Do CRA-PR - RECC, 3(1), 62–75. Recuperado de https://revista.crapr.org.br/index.php/recc/article/view/44