PESQUISA EM MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abstract
O presente estudo investigou as principais características das publicações sobre o tema marketing digital, bem como identificou os principais autores da área, as instituições, os países e as áreas de conhecimento que mais publicam sobre o tema. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus, no período de 2007 a 2017. O estudo também abordou conceitos e origens de marketing e marketing digital. Os resultados demostraram que as áreas que mais publicam acerca de marketing digital são Negócios, Gestão e Contabilidade, em revista e cadernos de Administração e Marketing e Ciências Sociais, e em revista e cadernos de Comunicação. Além disso, foi possível identificar que o tema marketing digital tem maior representatividade em inglês, tendo em vista que os resultados na base Scopus para a expressão “digital marketing”, como é conhecida em inglês, retornaram 197 artigos, ao contrário da expressão “marketing digital”, como é conhecida em português e em espanhol, que retornou poucos estudos e, dessa forma, não foi contemplada no estudo.References
ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, 2007.
COELHO, G. C. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, jul./dez. 2014.
FERREL, W. M. PRIDE, O. C. Fundamentos de marketing: conceitos e práticas - Tradução da 6ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2016.
GOUVÊA DE SOUZA, M. Neoconsumidor: digital, multicanal & global. São Paulo: GS&MD, 2009.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, pp. 64-68, 1998.
MÍDIA DADOS. 2017. Mídia digital. Disponível em: <https://dados.media/#!/dash-boards/DIGITAL_MEDIA>. Acesso em: 02 mar. 2018.
OLIVEIRA, S. C. M; et al. Bibliometria em artigos de contabilidade aplicada ao setor público. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 20., 2013, Uberlândia. Anais. São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2013.
PINHEIRO, D.; GULLO, J. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação: suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
SAAD, B. Estratégias para Mídia Digital: Internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2003. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=qQoVcAd
Go2sC&oi=fnd&pg=PA7&dq=o+marketing+digital+e+seus+resultados&ots=RolahMTeIM&sig=ELdGAEUc9vFgrjBF0tJ9SRWQEp8#v=onepage&q=o%20marketing%20digital%20e%20seus%20resultados&f=false>. Acesso em: 4 nov. 2017.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
STONE, M. The new (and ever-evolving) direct and digital marketing ecosystem. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, 16(2), 71-74, 2014. Disponível em: <https://link.springer.com/content/pdf/10.1057%2Fdddmp.2014.58.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2018.
TAPSCOTT, D. Grown up digital: how the Net generation is changing your world. New York: McGraw-Hill, 2009. Disponível em: <http://www.grownupdigital.com/downloads/
chapter.pdf>. Acesso em: 23 out. 2016.
TURCHI, R. S. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://www.cra-pr.org.br/revista
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.