EFEITO DAS EMOÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA FAMILIAR
Palabras clave:
Empresa Familiar, Emoções, Sentimentos, Tomada de Decisão EstratégicaResumen
Este estudo busca analisar o efeito das emoções na tomada de decisão estratégica de uma empresa familiar brasileira. Realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio de estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados. A empresa familiar analisada foi selecionada devido a facilidade de acesso aos membros, por ser uma empresa exportadora e de renome. O estudo de caso foi realizado a partir de questionários, entrevistas, análise documental e observação. Os resultados revelaram que a empresa apresentou sérias dificuldades quando começou o processo de sucessão. Conflitos emergiram entre os membros da família, o que afetou suas emoções no contexto do trabalho, gerando conflitos dentro e fora da empresa. Tais emoções também se encontravam presentes no leito familiar, o que indica que nem sempre conseguiam separar problemas da empresa com a relação familiar. A interferência externa das esposas também esteve presente, seja de maneira permissiva por parte de seus maridos, ou de maneira impulsiva, a partir de expressões e desabafos em momentos de tensão, apreensão, raiva e conflito familiar. Diante do exposto, as evidências encontradas fornecem elementos para se concluir que as emoções e sentimentos presentes entre os indivíduos do caso analisado, impactaram negativamente na tomada de decisão estratégica da empresa.Citas
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